Iogurte DANIO, MATA SUA FOME ?
Após o
lançamento do Iogurte grego por suas concorrentes, a multinacional Danone
trouxe ao mercado o DANIO, iogurte que exigiu um investimento de R$ 120
milhões, o maior já realizado pela Danone no Brasil em quatro décadas.
Qualquer
comparação é possível, já que o sabor e a consistência são muito similares.
Entretanto, por ter um valor proteico superior (10g na porção), a fabricante o
distinguiu de outros produtos devido seu maior poder sacietógeno, ou como se
encontra no rótulo “ MATA SUA FOME”.
REALMENTE FUNCIONA:
Além de
diferentes efeitos sensoriais, a proteína, o carboidrato e lipídio têm
diferentes ações nos mecanismos pré e pós-absortivos da saciedade. Estudos
mostram que pessoas têm menor fome, maior saciedade e apresentam menor ingestão
calórica após a ingestão de proteína, quando comparada à ingestão de carboidrato
e lipídio. Dentre os processos envolvidos no maior poder sacietógeno da
proteína destacam-se:
1) Sua menor palatabilidade em relação aos
outros macronutrientes e conseqüente ingestão calórica reduzida;
2) A presença de quimiorreceptores no lúmen
intestinal que são ativados pelos aminoácidos e promovem a saciedade por via
aferente do nervo vago ao núcleo do trato solitário, localizado no hipotálamo;
3) Produção de
neurotransmissores (serotonina, histamina) e de catecolaminas (dopamina,
adrenalina e noradrenalina), dependente de aminoácidos precursores (histidina,
triptofano, tirosina), que levam a uma redução na ingestão calórica e um aumento
no gasto energético (Hermsdorff et al.
2007).
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